Caminhos de Excelência – Arriba Fóssil Costa da Caparica

Arriba Fóssil d

Vamos caminhar e observar a Arriba Fóssil numa das paisagens naturais mais intensas da zona de Almada. Em cada uma das paragens de descanso, um geólogo partilhará connosco outros olhares sobre o que observamos. No regresso, pela praia, aproveitamos para dar um mergulho.

Data e Hora

11 Setembro 2016, Domingo, 8:45

08:45 encontro e explicação pela guia

09:00 início da caminhada

12:30 fim previsto da caminhada

13:00 Almoço (facultativo) no Restaurante Chapéu da Palha

Cada um vai ao seu ritmo. O nosso lema é: Partimos juntos, chegamos juntos

Ponto de encontro

Ponto de encontro: Restaurante bar Chapéu da Palha
Nova Praia – (GPS: 38°38′ 2.58″N; 9° 13’51.82″W)  Mapa

Distância
8 Km

moderado

Guia

Florbela Ferreira

Descrição

A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica estende-se ao longo da orla litoral, desde o aglomerado da Costa da Caparica até à lagoa de Albufeira, numa extensão de 13km, em território pertencente aos concelhos de Almada e Sesimbra.

A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica foi classificada pelo seu excecional valor geológico, geomorfológico e paisagístico. Os seus elementos de paisagem mais significativos são a arriba fóssil e a Mata Nacional dos Medos. A primeira é formada por vários extratos sub-horizontais de rochas sedimentares, de conteúdo fossilífero e de origem fluvio-marinha (arenitos e argilas de variadas cores). A secular Mata Nacional dos Medos é uma Reserva Botânica devido ao valor do seu património florístico.

A pesca foi ao longo dos tempos a atividade económica dominante da região, tendo marcado de forma incisiva o espaço social e cultural. A norte da Arriba aparece uma área agrícola designada por “Terras da Costa”. Nas últimas décadas o turismo desenvolveu-se quer devido à beleza e amenidade das praias quer devido à proximidade a Lisboa.

Recomendações

Essencial:
Calçado (ténis, sapatos ou botas de caminhada)
Roupa adequada para caminhar
Chapéu
Água (1,5l mínimo)
Protector solar
Fruta e barras energéticas ou frutos secos
Fato de banho (o trilho de regresso é pela praia) caso queira dar uns mergulhos

É da responsabilidade do inscrito a avaliação da sua condição fisica para este evento

Preço

Crianças até aos 13 anos (acompanhadas por adultos) – gratuito

Normal – 10€

Membros da Lycos, IMIF, Toastmasters e Rotary: 8€

Preço inclui

Acompanhamento por guias credenciados.
Seguro de acidentes pessoais

A sua inscrição é obrigatória, para que possamos activar o seu seguro. Se inscrever mais de uma pessoa deve enviar os dados de cada participante.

Limite de 20 participantes

Pagamento

No acto da inscrição deverá transferir 50% do valor para

Conta: CGD em nome de Lycos
NIB 003521680002063073022
Colocar na descrição da transferência o nome do participante
Enviar comprovativo para associacao.lycos@gmail.com

Os restantes 50% do valor deverão ser pagos no local. Aceitam-se cancelamentos até ao dia  5 de Setembro, com devolução dos 50%.

28. Agosto 2016 by Luis Moniz
Categories: caminhos de excelência | Tags: , , , | Leave a comment