Série de Sinapses BRIC (1ª) A China – 9 Fevereiro 2013

Com a participação especial de José Pequeno e Rui Marques | 9 de Fevereiro de 2013

Nos últimos anos, e após séculos de guerras internas e isolamento em relação ao mundo, a economia chinesa ultrapassou, de uma assentada, várias das maiores economias globais – Francça, Reino Unido, Alemanha e Japão, iniciando a perseguição aos ainda destacados EUA pelo topo do poder económico internacional.
No curto espacço temporal de uma geração, a partir de agora, o mundo será muito diferente do que conhecemos hoje, e a China estará, previsivelmente, no epicentro desta nova realidade geoestratégica. Contudo, actualmente, são ainda pouquíssimas as empresas portuguesas na China. Num momento em que a crise é avassaladora, e constitui tema central na Europa da actualidade, com particular incidência em Portugal, o Oriente é um local onde apenas se veicula a palavra prosperidade, suscitando o interesse e curiosidade internacionais.

A China constitui, porém, uma realidade cultural extremamente complexa, a língua parece-nos impossível, e os mais simples procedimentos cheios de contradições aos olhos ocidentais. Tal contexto requer a adaptação pela experiência, e pela compreensão e valorização das subtilezas culturais. Toda e qualquer abordagem, particularmente do âmbito negocial e comercial, deve ser capaz de compreender, respeitar e reinterpretar as diferenças culturais, estreitando e puxando pelos laços da afectividade.

Existem inúmeras questões que hoje se levantam!Desafiamo-lo a trazer as suas e partilhar esta experiência única com todos os participantes…
Nesta Sinapse dedicada à China abordar-se-ão algumas destas questões, tendo por base a experiência de situações profissionais vivenciadas no Oriente e, sempre que possível, recorrendo a exemplos e ilustrações de livre interpretação.

José Pequeno:

Arquiteto, investigador, professor e empreendedor, passou pela Universidade Técnica de Lisboa, U. Minho e U. Católica e tem uma larga experiência em projectos académicos e profissionais, em Portugal e em muitos outros países, com destaque pela Ásia, zona do globo que o apaixona. Desenvolveu vários projetos de grande interesse, alguns deles com prémios de grande destaque a nível nacional e internacional. A China, país onde já teve a oportunidade de viver por um largo período, faz parte dos seus projectos do presente e do futuro, em que a fusão de culturas está sempre presente.

Rui Marques:

Ambientalista, gestor, consultor e empreendedor, passou pela U. de Ciências de Lisboa, pela U. Nova de Lisboa, pela Harvard Busines School e pela U. Católica e tem uma larga experiência profissional, em especial na coordenação de projetos relacionados com o ambiente, com o turismo e com o desenvolvimento sustentável e, além de já ter passado pelas funções de Secretário de Estado do Ambiente, em Portugal, tem uma vasta experiência multinacional e multicultural, em diversas zonas do Globo, nomeadamente na China, país onde já teve a oportunidade de viver por um largo período e que faz parte dos seus projectos do presente e do futuro.

Quando: 9 de Fevereiro de 2013, das 15h às 19h

Onde: AERLIS Oeiras (Rua S.Salvador da Baía, Edifício Aerlis, 2780-017 Oeiras – em frente ao Oeiras Parque – centro comercial) www.aerlis.pt – Coordenadas GPS: Longitude – 09º 18′ 02” W; Latitude – 38042′ 12” N

Inscrição: Por email: info@associacao-lycos.org
Online: CLIQUE AQUI ou copie para o seu browser:

Convidados de Sócios, participantes pela 1ª vez numa sinapse – 10€

21. Janeiro 2013 by lycos
Categories: artes, interesses, limites do conhecimento, recursos, sinapse | Leave a comment